terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Ecos do rio da Prata - do século XVI para o século XXI





1. Vista todas as máscaras, várias, todas aquelas que dispuser – sejam elas de terra, fogo ou prata. Mostrar-te verdadeiramente como és agride outros homens e mulheres, que se verão refletidos em tua fase. Estes serão os primeiros a te atiram pedras. Tua face é um espelho e se lhes todo com teus fantasmas e purulências – eles mirarão chocados a fase deles, e sem ilusão ou auto-engano, serão os segundos a atirar-lhes pedras. Sempre vista máscaras, quantas puder, em maior quantidade e variedade possível. Não seja uno, seja a Legião.
2. Estamos todos sozinhos no Mundo. Não conte com ninguém. Toda comunicação é absolutamente impossível. Aceite a vida como o que ela é: Luta. Tudo, todas as relações são relações por poder.
3. Pise nos outros antes que seja pisado por eles.
4. A verdade fere mais que uma lamina. A grande maioria nasceu e permanecerá até a cova na e para a ilusão – o auto-engano é regra, não exceção.
5. Seres humanos são seres de rapina, sua capacidade gregária é movida por interesse, cobiça ou auto-ilusão. Se a verdade destrói, machuca, use-a somente quando estritamente necessária, se não minta, minta muito, minta todos os dias.
6. A maioria dos conceitos, importante para a maioria dos homens, como Nação, País, Religião, Estado, Deus, são abstrações conceituais historicamente constituídas – que possuem pouco ou nada a ver com a realidade. Não permaneça preso a abstrações transcendentais. Livre-se delas.
7. Aceite a escuridão que existe em todos os homens, e em tudo, aqueles que a negam, são sempre tragados por ela.
8. Ninguém pode redimir a dor do mundo, cada a dor é individual e incomunicável. Não exponha sua dor aos outros. Ignore a dor dos outros, eles assim o farão contigo.
9. Livre-se de dualidades escravizantes: claro/escuro, belo/feio, bem/mal. felicidade/infelicidade – são apenas abstrações, que não contribuem em nada para o entendimento da complexidade do mundo.
10. Essa é a única vida que terá – e pode ser como quiseres – cuide de si, pois ninguém pode fazer por si.
11. Não há Deus nem transcendência nessa ou qualquer outra vida – só há o fenômeno contigencial do hoje. Viva o hoje, pois o amanhã pode ser a cova. Todos, sem exceção estão destinados ao nada da putrefação. Você pode ser a próxima caveira do mundo, necessária para que outras surjam.
12. Seja sempre doce e gentil, com a terra e com outros homens, agressividade, crueldade e violência são recursos dos tolos e dos imbecis. Se tiveres algo ou alguém a ser vencido, simplesmente ignore-o ou se não puder fazê-lo esmague-o, sem crueldade, e com discrição.

Nenhum comentário: