quinta-feira, 13 de março de 2008

Demian







"[...] para o homem consciente só havia um dever: procurar-se a si mesmo, afirmar-se em si mesmo e seguir sempre adiante o seu caminho, sem se precocupar com o fim a que possa conduzi-lo.".







"A vida de todo ser humano é um caminho em direção a si mesmo, a tentativa de um caminho, o seguir de um simples rastro. Homem algum chegou a ser completamente ele mesmo; mas todos aspiram a sê-lo, obscuramente alguns, outros mais claramente, cada qual como pode. Todos levam consigo , até o fim, viscosidades e cascas de ovo de um mundo primitivo. Há os que não chegam jamais a ser homens..."




"A ave sai do ovo. O ovo é o mundo. Quem quiser nascer tem que destruir o mundo"...





"As coisas que vemos são as mesmas que temos dentro de nós. A única realidade é aquela que se contém dentro de nós, e se os homens vivem tão irrealmente é porque aceitam como realidade as imagens exteriores e sufocam em si a voz do mundo inteiro. Também se pode ser feliz assim; mas quando se chega a conhecer o outro, torna-se impossível seguir o caminho da maioria. O caminho da maioria é fácil; o nosso, penoso. Caminhemos."


"Há muita diferença entre levarmos simplesmente o mundo em nós mesmos e conhecê-lo. Um louco pode expor idéias que lembrem as de Platão e um colegial devoto pode criar em sua imaginação profundas conexões mitológicas que aparecem nas doutrinas dos gnósticos ou de Zoroastro. Mas sem sabê-lo. E, enquanto não sabe, é uma árvore ou uma pedra, ou quando muito um animalzinho. Não creio que se possam consideram homens todos esses bípedes que caminham pelas ruas, simplesmente porque andam eretos ou levam nove meses para vir à luz. Sabes muito bem que muitos deles não passam de peixes ou de ovelhas, vermes ou sanguessugas, formigas ou vespas. Todos eles revelam possibilidades de chegar a ser homens, mas só quando vislumbram e aprendem a levá-las, em parte à sua consciência, é que se pode dizer que possuem uma..."


Hermann Hesse IN: Demian

Nenhum comentário: