quinta-feira, 27 de março de 2008

Eu estou fora !



Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Como descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre marcados pelo exercício da brutalidade sobre aqueles homens, mulheres e crianças. Esta é a mais terrível de nossas heranças. Mas nossa crescente indignação contra esta herança maldita nos dará forças para, amanhã, conter os possessos e criar aqui, neste país, uma sociedade solidária [grifos meus] ".
O Povo Brasileiro - Darcy Ribeiro





Cronicamente Inviável é um filme brasileiro dirigido por Sérgio Bianchi. É geralmente classificado como drama e é uma dura crítica ao país e ao comportamento dos brasileiros:










Este é nosso país,

alias, o país de vocês, por que eu tou caindo fora - seja de forma for, por que sou do tipo dos possessos, dos que já não vêm essa tal de "sociedade solidária" - Essa sociedade solidária é a mesma do Capitão Nascimento, e do Capitão do Mato... Cínismo é pouco aqui, a sociedade brasileira é a mais hipócrita e falsa do mundo. Este é o que mantem o país unido: espalhado por todas as classes - cínismo e falsidade. É isto que dá caráter ao brasileiro> cínismo explícito.

E essa era minha depressão, esse legado de supliciados e a atual opressão e miséria - ser solidário aqui é ser cínico.

Eu sou um novo eu - Único. Fora de mim não reconheço mais nenhum tipo de legado ou autoridade.

A saída do Brasil é o aeroporto !

Nenhum comentário: