quarta-feira, 5 de março de 2008

Vende-se um país Macabea









por Augusto Patrini Menna Barreto Gomes



O Brasil é um país Macabéa, um país subnutrido que vive de coca-cola e cachorro quente. O Brasil é uma terra de incultos, de tolos e de futilidade tosca. Nosso país é uma ficção de péssimo gosto, que não se fez nem nação, nem república. Nossa elite é burra, tola e tão caipira. São tantas as ignomínias e ignorâncias das vilas-olímpias brasileiras. Perdemos. Perdeu-se, aqui, aos poucos, qualquer mística ou sentido de sacralidade... para com a terra, para com a vida. Tudo virou pó, pó para ser cheirado, mas principalmente para ser vendido e comprado.

São Paulo então é uma enorme, tosca e tola piada. Não há vida em sua noite ridícula, não há amor em suas ruas. Somente pó, poluição, merda, barulho e grana. Tudo é tão caro e seco. E a morte espreita-nos em cada esquina, e ela é cética, cínica e tão sarcástica. Esta morte cinza que está nos carros e nos olhos das mulas monetárias, nestes vapores cinzas e podres. As chagas purulentas estão vivas, e a dor é o único e bendito alívio ao seco nada paulistano.

Nasce-se no fórceps e morre-se de tédio, ou com alívio. Já basta. Somos a cratera espiritual e filosófica de uma perda, de um fim. Somos a escatologia, mas tola e cínica.

Nenhum comentário: