sábado, 12 de abril de 2008

"Estou em busca do sabor perdido", diz a chef carioca Flávia Quaresma


Proprietária do restaurante Carême Bistrô, um dos mais badalados do Rio, revela aqui sua preferência por produtos orgânicos.




"Comida boa e saborosa só pode ser realizada com bons produtos. Essa busca minha atrás dos orgânicos é o resgate de um sabor perdido. O ser humano já maltratou muito a terra e o meio ambiente, e isso afetou o sabor dos alimentos", diz Flávia Quaresma, que estudou em escolas francesas de gastronomia. Além de tocar seu restaurante, apresenta o programa Mesa Pra Dois (GNT), juntamente com outro chef renomado, Alex Atala.Nesta entrevista ao Greenpeace, Flávia conta um pouco de sua satisfação em trabalhar com orgânicos, revela onde faz suas compras e faz uma constatação positiva: "Felizmente, o orgânico já é uma realidade no Brasil."Confira abaixo mais detalhes de nosso bate-papo com Flávia Quaresma:

Por que você decidiu trabalhar com produtos orgânicos? Está satisfeita?

Em 1992 quando fazia meu curso de cozinha na França, os produtos orgânicos já eram realidade por lá. Freqüentava os mercados "bios" e as feiras que aconteciam em Paris e sonhava em encontrar um dia estes produtos no Brasil. No início de 1999, quando abri meu restaurante, os produtos orgânicos começavam a aparecer no Brasil. Em busca de pequenos produtores para fornecer ingredientes de qualidade pro restaurante, comecei a conhecer vários produtores orgânicos. Conheci também as fundadoras do site PlanetaOrgânico que abriram pra mim as portas do maravilhoso mundo orgânico. Quem cozinha sabe que a qualidade do ingrediente é fundamental para o sucesso de um prato. Logo este respeito entre o produtor e o cozinheiro é primordial. Nem toda técnica culinária consegue mascarar ou superar a ausência de qualidade. Comida boa e saborosa só pode ser realizada com bons produtos.Para mim, esta busca atrás dos orgânicos era o resgate de um sabor perdido. Ao longo dos anos o ser humano maltratou tanto a terra e o meio ambiente que o sabor dos alimentos foi afetado. Nossos pratos perderam sabor. Certamente a sopa de cenoura que comia quando criança tinha o paladar bem diferente. Tinha mais cor, aroma e sabor. E nem entrei no mérito dos nutrientes. Se formos computar tudo o que perdemos ao longo dos últimos anos...Já trabalho com vários produtos orgânicos no meu restaurante, mas ainda estou longe do que considero ideal.Os clientes percebem quando estão comendo pratos feitos com produtos orgânicos ou nem percebem?A clientela está cada vez mais consciente e preocupada com a saúde e o meio ambiente. Acho que muitas pessoas percebem a diferença de sabor e textura. Mas acredito que a maioria não consegue notar a diferença de um prato feito com produtos orgânicos, porém todos ficam extremamente felizes ao saber que usamos produtos orgânicos. E, sem dúvida, os corpos destes clientes e o meio ambiente agradecem. Qual a maior vantagem do produto orgânico sobre o convencional?Pra mim a maior vantagem é o resgate do sabor e a certeza de estar consumindo um produto saudável. Outra vantagem é a durabilidade. No restaurante consegui provar que valia a pena comprar produtos orgânicos mesmo tendo um preço mais alto, afinal de contas com maior durabilidade temos menos desperdício.Pouco a pouco conseguimos mostrar que o orgânico vai muito mais além da retirada dos agrotóxicos do cultivo dos alimentos. O orgânico abrange áreas como agronomia, ecologia, sociologia e economia. Preza pela harmonia entre os alimentos, os seres humanos e o meio ambiente. Respeitando a natureza resgatamos o verdadeiro sabor dos alimentos, melhoramos a qualidade de vida daqueles que os produzem e os consomem, e ainda ajudamos a conservar o nosso meio ambiente.


E em casa, consome apenas orgânicos? Se não, qual a proporção?
Em casa é bem mais fácil pois as quantidades são menores e posso me permitir a gastar um pouco mais. Dá até pra comprar produtos de limpeza, que ainda são bem caros por aqui. Mas ainda está loge de ser uma alimentação 100% orgânica, pois temos dificuldades de encontrar muitos ingredientes por aqui e ainda temos muitos produtos orgânicos com preço bem superior ao convencional.
Onde você compra, preferencialmente, produtos orgânicos? Supermercados, feiras, mercadinhos?
Felizmente o orgânico já é realidade no Brasil. Os bons supermercados aumentam cada vez mais suas áreas de produtos orgânicos. Aqui no Rio uma boa dica é a feira da Glória que acontece aos sábados. Também adoro vasculhar mercadinhos e lojas, como a Mundo Verde, para ver as novidades.Outro bom endereço é o Universo Orgânico no Leblon, com sucos maravilhosos, brotos fresquíssimos e uma ótima gama de produtos orgânicos.


Você tem alguma receita exclusiva para produtos orgânicos? Qual?
Tenho várias, pois durante quatro anos cozinhei no estande brasileiro da feira Biofach em Nürnberg, na Alemanha, a maior feira de produtos orgânicos do mundo. Também colaboro para a Revista Orgânica, com receitas a cada dois meses. Que tal um tradicional Coq-au-vin??? No geral, o brasileiro se alimenta bem?

Melhorou ou piorou nos últimos anos?
Acho que a alimentação do brasileiro melhorou muito. Atualmente nos preocupamos com a qualidade e procedência dos alimentos. Também estamos variando mais a nossa alimentação. O apelo a vida saudável contribuiu muito pra esta mudança.


O que você sente falta no cardápio do brasileiro?
Nós temos uma diversidade gigantesca de produtos. Minha preocupação maior é com os produtos regionais. Acho que devemos ter mais intercâmbio entre as regiões. Tem muito brasileiro que nunca comeu tucupi. Existem vários ingredientes interessantes no cerrado aos quais não temos acesso.Sonho com o dia em que a gastronomia será tratada como cultura e será ensinada nas escolas, para que assim o Brasi se conheça melhor. Acho que nosso cardápio deve ter um sotaque ainda mais brasileiro.
É possível viver hoje apenas consumindo produtos orgânicos?
Estamos caminhando pra isto, mas ainda somos carentes em muitos ingredientes. Ainda não temos por aqui um grande supermercado 100% orgânico como os de Nuremberg, mas a produção orgânica no Brasil cresce 30% ao ano e logo, logo chegaremos lá.
O brasileiro se adaptaria bem a uma dieta prioritariamente de produtos orgânicos? Por que?
E qual ser humano não se adapta a algo melhor???

Nenhum comentário: