quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Convite debater UTOPIA !


Gostaria de Informar-vos que estou em contato com um movimento social de esquerda internacional anti-capitalista transpartidário e internacionalista, e atualmente estou articulando debates sobre as idéias deste movimento.

Trata-se do Mouvement Utopia - http://www.utopia-terre.fr ou http://www.mouvementutopia.org/blog/ com sede atualmente na França mas com atuação também na Espanha, Uruguai e agora possivelmente no Brasil.


Os eixos básicos de ação, propostas e reflexão deste movimento internacional são: A urgência social, a urgência ecológica e a urgência democrática. Isso significa para o movimento e seus integrantes quebrar, questionar, e colocar em cheque alguns dogmas políticos e sociais: a religão do crescimento econômico e material, a centralidade da sociedade de consumo e a centralidade do valor "trabalho". Suas propostas vão em direção a idéia de um Socialismo Civil democrático e radical, contrário ao capitalismo neoliberal ou ao socialismo burocrático.

Aproveito assim para convidar interessados para debater os documentos do Movimento.

Na França o movimento é transpartidário e atua como tendência institucionalizada no Partido Socialista e nos Verdes (partido Verde), mas também possui militantes no PCF, nos Alternatifs, no novo Partido de Esquerda, no Partido Radical de Esquerda, no Movimento Repúblicano e Cidadão, além de na Liga Comunista Revolucionária. Além disso o movimento Utopia atua em organizações civis internacionais como a ATTAC, e a Liga dos Direitos Humanos além de movimentos estudantis franceses de esquerda como: MJS, Jeunes Verts, Fac Verte, REVER.

Os principais intelectuais influenciadores do movimento UTOPIA são: o sociólogo Dominique Méda, os filosófos André Gorz e Hannah Arendt assim como o economista Jean Gadrey. Além disso podem ser citados como referências importantes: Cornelius Castoriadis, André Gorz, Edgar Morin, os escritores Guy Debord, Ivan Illich, Serge Latouche, François Partant, Jean-Marie Harribey, Karl Polanyi, Jean Baudrillard e Jean-Louis Laville.

Mais informações no meu e-mail: Augusto Patrini - apatrini@terra.com.br ou meu celular: (11) 79 85 19 18. Gostaria de criar um grupo de discussão baseando os debates no manifesto do Movimento e outros documentos elaborados por seus integrantes. Estes documentos ainda estão em françês ou espanhol, mas posso traduzi-los e ser facilitador para os interessados. A idéia é aglutinar em torno destes debates pessoas de sensibilidade de esquerda, sejam elas integrantes de qualquer movimento ou partido reconhecidamente democráticos e de esquerda.

abraços

Augusto Patrini

Recém formado em História (USP), jornalista, tradutor e professor.

Integrante do Movimento Internacional UTOPIA e Filiado ao PT http://sturmydrang.blogspot.com/

Nenhum comentário: